o projeto
Buscamos promover a associação entre as atividades esportivas, culturais e lúdicas objetivando a promoção de valores como: convivência social, relações interpessoais, cooperação, união, trabalho em equipe e pluralidade de ideias.
como atuamos?
Nossa proposta tem um caráter interdisciplinar e parte do centro de interesse do aluno. O método em questão foi desenvolvido por Ovide Decroly (1927) que implica em apresentar novos conhecimentos e desenvolver novos saberes a partir do tema central, levando-o a pensar sobre : Escola, bairro, alimentação, higiene e outros, sob uma nova ótica.
No que diz respeito a forma em que introduzimos os saberes e aplicamos as atividades, temos como base, a linha teórica de Friedrich Froebel (2001) que propunha uma educação espontânea, tendo o aprendizado como um processo natural e individual, respeitando as particularidades e percepções do aluno, criando um ambiente favorável para que mesmo possa se auto educar, tornando-se mais receptivo as propostas através do estímulo.
o que buscamos?
Estimular o interesse sobre as prática oferecidas com atividades como: campeonatos, teatro, cinema, sarau, club de leitura, entre outras.
Contribuir para uma maior integração das famílias das crianças e adolescentes junto às atividades realizadas, fortalecendo os vínculos comunitários.
Procurar ouvir os participantes do projeto e construir juntos um espaço de atividades onde possam sentir-se parte, atendendo também os seu interesses.
Propor o desenvolvimento da empatia ,solidariedade e valores agregados as atividades.
Melhorar o convívio social.
Fazer excursões em teatros, museus e projetos sociais, afim de ampliar o repertório e o contato com novas possibilidades.
Qual a importância ?
A fomentação de atividades lúdicas, culturais e esportivas atuar como referencial sócio educacional aos participantes, que devido ao nível de vulnerabilidade criado através do difícil acesso a promoção dessas práticas, impedem que as mesmas exerça o seu direito segundo o Art. 59º do ECA
( Estatuto da Criança e do Adolescente ).
“Os municípios, com apoio dos estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivos e de lazer voltadas para a infância e a juventude.”
Procuramos também apresentar aos alunos seus deveres como cidadãos, propondo o diálogo e a participação da comunidade em atividades conjuntas. Ação essa que fortalece vínculos comunitários, familiares e cria uma nova percepção dos mesmo sobre sua participação como individuo nos ambientes o qual participa.
quais áreas alcançamos?
A região em que atuamos sofre com a carência de representantes políticos e espaços adequados para a prática de esporte e lazer. A área utilizada pelo projeto é disponibilizada pela Escola Municipal Emílio de Menezes, localizada no bairro São Francisco e que desde de sua fundação já recebeu alunos de diversos bairros como: Del Rey, Arujá, Barro Preto, Mergulhão, Vale Verde, Costeira e Murici.
Em uma busca nessas regiões através da internet e contato com as associações de moradores das regiões, identificamos a ausência de iniciativas com a mesma proposta que a nossa, o que torna o projeto de extrema importância para os moradores que se encontram dentro desta área de alcance.
quais os resultados
A iniciativa estimula a expressão e o desenvolvimento pessoal do aluno, além de transmitir ao mesmo a confiança e apoio para que se sinta seguro na busca de amparo em questões individuais.
O convívio social trás melhora na qualidade de vida tanto psicológica quanto em parâmetros de saúde física. Além disso dentro de nossas propostas o individuo passa a ter contato com novos saberes e ampliando sua percepção.
Acreditamos ainda que os valores e princípios ativos dentro das atividade e na estrutura do projeto, tende a atuar como referência durante o processo de aprendizado em relação a sua participação na sociedade.